quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ESCLARECENDO MELHOR SOBRE O CONSUMO DE SAL

O início de tudo

O sal era usado como moeda de troca, como forma de pagamento para os antigos romanos, por essa razão a origem da palavra ‘salário’.  
Com o tempo, o sal virou apenas um conservante de alimentos, era usado para conservar principalmente carnes. 
Nos dias atuais o sal virou sinônimo de cuidado. Ele esta ligado ao volume de fluidos fora da célula e é um importante elemento na transmissão de impulsos nervosos. Ele regula a passagem de líquido pelas membranas celulares mantendo a sua pressão osmótica. 

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, o problema está no sódio e não no cloreto. Sabe-se que o sal de mesa tem 40% de sódio, mas ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados, etc.

 Por isso, o excesso de sódio, principal ingrediente no sal de cozinha, provoca retenção de água fora das células do organismo e aumenta o volume de sangue circulado. Essa é a principal causa da hipertensão pois quanto maior o volume de sangue que passa pelo mesmo espaço de veias e artérias significa maior pressão nas paredes dos vasos. Tal situação aumenta o risco de problemas cardiovasculares futuros , como infarto agudo no miocárdio e acidente vascular  cerebral, e nos rins pode levar a insuficiência renal.


 Alguns tipos de Sal

Grosso: Não refinado, apresenta-se na forma em que sai da salina. Na culinária é comumente usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos;
Refinado - é o menos indicado pelos especialistas de gastronomia mas é a opção mais barata e não oferece risco a saúde;
Marinho  - passa por um processo de evaporação natural e por isso possui mais minerais em sua composição,  como Magnésio e Zinco, e por causa do processo natural, esse sal também contém mais impurezas;
Light - seu teor de sódio é reduzido, sendo fruto da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. É ideal para pessoas em dietas com restrição ao sal. Mas não é indicado para as pessoas que possuem problemas renais;
Kosher: Este sal contém cristais grossos e irregulares que tanto pode ser extraído de mina ou do mar , desde que seja sob supervisão de rabinos. Sendo sua granulação mais grossa, tem a preferência dos chefes de cozinha, porque adere com muito mais facilidade a superfície das carnes.
Guérande: Considerado como o melhor do mundo este sal tem sua produção artesanal. Extraído da cidade de Guérande, região da Grã-Bretanha, França, torna-se um condimento caro.

Defumado: Tem sabor e aroma próprios que dão um toque especial às preparações.

Aipo: É um sal de mesa misturado com grãos de aipo secos e moídos . É utilizado para dar melhor sabor aos grelhados de peixes, carnes e caldos consommés.



FONTE:  Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário